Cozinha sem mistério: crie suas saladas!

A salada, tema desta matéria na série Cozinha sem segredos, deixa de ser apenas uma entradinha e assume o papel de prato principal. Apesar da simplicidade, existem dicas que deixam a opção mais elaborada e especial. E o melhor, você vai agradar a todos.

Para ensinar os truques, consultamos a chef de cozinha Luiza Zaidan e perguntamos o que a secretária Lucy Gissoni faz para que o marido e os dois filhos amem uma saladinha.

Antes de levar à mesa

Sempre escolha produtos com boa aparência, selecione as folhas mais verdes, e evite manchas e deformações em tomates, cenouras, beterrabas e outros itens.

Em seguida, higienize o que for usar – essa etapa costuma ser mais demorada, que tal agilizá-la? “Eu deixo de molho por 10 minutos com um higienizador bactericida que pode ser encontrado no mercado e em farmácias. Quando não tenho, uso vinagre”, diz Luiza.

Lucy, prefere ter o cuidado assim que chega da feira. Ela coloca as folhas na pia e lava uma por uma. Como compra produtos orgânicos, não se preocupa tanto com o enxague, o que facilita a remover agrotóxicos. “Fica mais fácil manter lavado para toda a semana”, afirma.

Muita gente não sabe, mas é fundamental secar as folhas, para que não murchem. Uma alternativa é usar uma centrífuga específica. “Ela remove a água rapidamente para levar à mesa ou à geladeira”, afirma Lucy.

Misture ingredientes
Combinar a alface com hortaliças mais ardidas dá um toque especial. Lucy, por exemplo, prefere alface roxa e serve com agrião ou rúcula. Seu marido também adora o amargo do radicchio. “Fica uma delícia com o doce do tomate cereja e da cenoura”, conta.
“Digo sempre que a boa salada é quando se mistura tudo o que está disponível. Ela deve ter cor e um molho saboroso, que pode ser caseiro, com azeite, balsâmico, sal e pimenta”, ensina Luiza.
Os formatos de corte também fazem diferença, especialmente para uma aparência mais divertida, que atraia a atenção das crianças. Tiras, cubos e rodelas são mais comuns, mas quem acrescenta fatias de carambolas, lembrando estrelas, surpreende.

Invista em grãos

Para incrementar e dar sabor, acrescente grãos. Eles são ricos em nutrientes e ajudam na digestão. Luiza é fã de grão de bico, cuscuz marroquino, quinoa, lentilhas e arroz selvagem, entre outros.

“Minha nora me disse que é ótimo bater gergelim, farelo de aveia e semente de linhaça. Ela ainda acrescenta proteína texturizada de soja para ficar crocante”, diz Lucy.

O sabor dos temperos

Seja criativa e varie entre vinagres de vinho tinto, vinho branco e balsâmico. O azeite extra virgem é um clássico, mas inove misturando um pouco de mostarda ou de pimenta do reino. “A medida certa é não ensopar”, ensina Luiza.

Experimente e aproveite

Veja duas sugestões muito gostosas e fáceis de preparar.

Salada de figoSalada de Figo

Ingredientes

– 1/2 caixa de figo
– 100 g de presunto cru fatiado
– 1/8 de maço de alface americana
– 1/8 de maço alface roxa
– 1/8 de maço de rúcula
– ½ xícara de chá de azeite
– 1 colheres de sopa de mostarda
– 2 colheres de sopa de mel
– Sal e pimenta
– Óleo para untar

Modo de preparo:

1. Descasque o figo. Unte uma forma redonda com óleo e preencha com os figos. Cuidado para não deixar buracos. Leve à geladeira por pelo menos duas horas.
2. Lave e higienize.
3. Para o molho, misture bem o mel, mostarda e o azeite, tempere com sal e pimenta.
4. Para montar, desenforme o figo no meio do prato e distribua as folhas em volta.
5. Faça rolinhos com o presunto cru e distribua-o pelo prato.
6. Regue com o molho e sirva.

Salada que vale por uma refeição

Ingredientes:

– Ovo cozido
– Alface
– Cenoura
– Tomate cereja
– Agrião
– 1 lata de atum
– Palmito
– Crouton ou torrada picada
– Azeite
– Vinagre balsâmico
– Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e tempere a gosto. Espere o ovo esfriar para não murchar a salada. Também é bom colocar a torrada depois do tempero para continuar crocante.