A importância da Fisioterapia na doença Alzheimer

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa, ou seja, caracterizada por morte neuronal excessiva e prematura em regiões focais do cérebro, são mais frequente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação. A doença afeta aproximadamente 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos e 40% acima de 80 anos. Estima-se que, em 2050, mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença.
Entre uma das indicações para o Alzheimer está à fisioterapia, que traz benefícios tanto neurológicos como na melhora da coordenação, aumenta a força muscular, equilíbrio e flexibilidade do paciente. Diversos estudos apontam que a realização de fisioterapia faz com que a doença tenha uma evolução bem mais lenta. A realização de exercícios permite que o indivíduo mantenha a autonomia, conseguindo realizar suas tarefas do dia a dia sozinho ou com o mínimo de ajuda possível.

O Centro Geriátrico São Francisco de Assis, tem em sua equipe, nosso fisioterapeuta ZARI JOSÉ DE FARIAS NETO, inscrito no CREFITO 127789-F que trabalha conosco desde 2011, promovendo qualidade de vida aos nossos residentes.

foto site